Um novo estudo da University of British Columbia esclarece um debate que vem sendo travado há tempos por psicólogos e publicitários – que cor torna o cliente mais receptivo à propaganda? Azul ou vermelho?
Aparentemente, ambas as cores podem
produzir o efeito. Tudo depende da mensagem que a propaganda deseja passar. O
estudo, que pode ter, também, um impacto significativo em design de interiores,
diz que o vermelho deve ser usado para atrair a atenção do consumidor a
detalhes. O azul, por sua vez, estimula a criatividade.
“Tanto o azul como o vermelho foram
considerados capazes de aumentar a capacidade cognitiva, em estudos anteriores”
explica Juliet Zhu, professora da faculdade de administração da University of
British Columbia. “No entanto, não podíamos dizer qual proporcionava um efeito
maior. Agora sabemos que depende da mensagem que queremos passar” completa.
O estudo realizou testes cognitivos
em 600 voluntários. Perguntas eram feitas em computadores – e a tela de fundo
do programa era azul, vermelha ou branca.
O vermelho apresentou mais resultados
positivos em tarefas que exigiam atenção a pequenos detalhes, ou uma leitura
mais minuciosa (comparado com o azul, 31% a mais de acertos). Já o azul
proporcionou mais acertos em situações que exigiam brainstorming, demonstrações
de criatividade – usuários da tela azul tinham redações muito mais criativas do
que os de tela vermelha.
“Graças a sinais de trânsito,
ambulâncias e às canetas vermelhas dos professores, associamos essa cor a
perigo, necessidade de atenção. Tomamos mais cuidado antes de responder algo,
quando estamos expostos ao vermelho. Nos tornamos mais vigilantes” afirma Zhu.
“O azul é associado ao céu, ao oceano
e à água. Sendo assim, as pessoas relacionam a cor à calma e à amplitude. O
azul nos auxilia a deixar o óbvio e buscar soluções criativas” explica a
professora.
Para estudar o impacto que essas
descobertas têm na publicidade, os pesquisadores utilizaram uma série de
propagandas e produtos fictícios, coloridos, e viram quais eram as reações dos
consumidores diante deles. Os resultados foram impressionantes e confirmaram o
que foi concluído das pesquisas anteriores.
Se o produto for uma pasta de dente,
por exemplo, a cor vermelha na embalagem deixa as pessoas atentas para a
especificação do produto – se ele é usado para combater cáries, placa,
gengivite. Quando o azul era a cor predominante da embalagem, os voluntários
ficavam mais atentos à questões estéticas, como clareamento dental e refrescância.
Efeito das outras cores:
Branco
Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e
calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa
também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando
recebe uma luz intensa direta.
Cromoterapia : Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina.
Feng Shui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito
cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma
sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com
quadros e móveis bem coloridos.
Preto – Cinza
Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer
um “efeito especial”, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é
usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto
com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
Cromoterapia: É o oposto da luz, a escuridão total.
Feng Shui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar
com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
Verde
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide
muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e
jardins.Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.
Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em
usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local
muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local.
Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima
opção.
Lilás - Violeta
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma
cor monocromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em
positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas
casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode
trazer depressão e ansiedade.
Laranja
Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em
cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma
só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
Cromoterapia: Auxilia a mente a assimila novas idéias, mas deve ser usado com
certo cuidado.
Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a
comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala
de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e
até rebeldia.
Amarelo
Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais
iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e
superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.
Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador,
inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os
ouvidos e os olhos.
Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o
apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses
equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e
confusos, provocando preocupação.
Fonte:http://www.insoonia.com
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