Pular para o conteúdo principal

No Ceará epidemia de Chikungunya é praticamente certa e pior, poderá ocorrer junto com Dengue


Por Alidemberg Araújo Loiola

No ano de 2016 o Estado do Ceará passou pelo 5º maior surto de dengue desde 2001, ano que os dados passaram a ser computados, e a incidência registrada foi de 430 casos para cada 100 mil/habitantes. Tal surto teve 97,2% das pessoas infectados pelo DENV-1 e 2,8% pelo 2 e não houve registro de infecções pelos sorotipos 3 e DENV-4.

Tomando como exemplo o sorotipo predominante no último ano (DENV-1), houve 36.711 confirmações de infecções por tal patógeno, e em 2011, ano que causou mais vítimas, foram 56.079 pessoas, e de 2010 a 2016, ele já acometeu 170.702 indivíduos. Logo, para este ano de 2017, provavelmente, um número bem menor de pessoas será infectado pelo sorotipo em questão, pois o indivíduo só fica doente por um dos quatro sorotipos, apenas uma vez, ficando imune ao mesmo.
Com relação ao outro tipo isolado em 2016, o DENV-2, se realmente este reaparecer neste ano de 2017, poderá causar um surto de grandes proporções, basta ele encontrar uma região onde haja um índice de infestação predial (IIP) >1% (alta densidade do vetor), porque indivíduos susceptíveis terá de sobra, pois a última vez que causou um grande surto em nosso estado foi em 2008, há 9 anos, portanto, a maioria das pessoas não está imune a ele, e tais fatores, quando somados, são um ambiente propício para um surto.

Em Pernambuco, um estado que faz fronteira com o Ceará, o sorotipo 3 foi encontrado em 87,5% das amostras positivas para dengue, o que nos deixa preocupado por ser um estado vizinho ao nosso. Portanto, se o sorotipo 3 chegar ao Ceará, também poderá causar um grande surto, visto que a última vez que o mesmo causou um número significativo de casos em nosso estado, foi em 2008 (10.682 casos), o que nos leva a concluir que a grande maioria das pessoas não está imune a ele, ou seja, sendo susceptível a infecção pelo DENV-3.

No tocante a Chikungunya, não podemos afirmar com certeza absoluta, porém, as chances são enormes de um grande surto este ano de 2017. Começo traçando um paralelo com a Dengue, que de 2010 a 2016, acometeu 170.702 pessoas e a Febre de Chikungunya, que ano passado infectou, confirmadamente, 31.482 pessoas, podemos com isso inferir que esse pouco mais de 31 mil pessoas foi apenas o começo, se tomarmos como base as mais de 170 mil pessoas que adoeceram somente pelo sorotipo DENV-1 nos últimos 7 anos.


O LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti) de Novembro de 2016 mostrava 39,63% das cidades pesquisadas com Alta densidade do vetor (23,91% do total absoluto das cidades) e 39,67% das cidades não fizeram o levantamento

Os fatores considerados mais importantes para temermos um grande surto de Febre de Chikungunya nesse ano são, primeiramente, o fato dela ser infecção viral nova em nosso país, e existem muitas pessoas susceptíveis em nosso estado e, segundo, se o vírus encontrar em nosso estado condições propícias para se propagar, como alta densidade do vetor (figura acima)  associada ao potencial de disseminação da chikungunya, que é maior que o da dengue (após o mosquito picar um doente com chikungunya, de 3 a 5 dias já pode transmitir o vírus, enquanto que na dengue e zika leva de 5 a 7 dias) e que o período de viremia da chikungunya, de 10 dias, é maior que o da dengue, de 7 dias, ou seja, o indivíduo doente passa mais dias com o vírus no sangue, aumentando as chances de ser picado pelo mosquito e, consequentemente, aumentando as chances dele se propagar com maior magnitude do que o vírus da dengue. Esses fatores, quando somados, facilitam ainda mais a transmissão entre homens e mosquitos, e isso leva inevitavelmente a um surto pelo vírus da chikungunya em 2017, se esse  vírus voltar a circular no Ceará novamente, pois o IIP (Índice de Infestação Predial) de grande parte dos municípios, como mostra a figura já citada, está bastante elevado (>1%) e indivíduos suscetíveis o estado tem de sobra, uma combinação perfeita para um surto, principalmente em se tratando de chikungunya, que tem uma taxa de ataque girando em torno de 70%. Portanto, se esses fatores acontecerem juntos, a epidemia é, praticamente, certa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zuckerberg cumpre promessa de ano-novo e cria seu próprio Jarvis

Jarvis: sistema inteligente controla casa de Zuckerberg (Marvel) Mark Zuckerberg se propôs a criar um sistema doméstico de inteligência artificial no início de 2016. Sua fonte de inspiração era o Jarvis, o robô-mordomo onipresente dos filmes da trilogia Homem de Ferro. Agora, a pouco menos de duas semanas para o fim do ano, o CEO do Facebook concluiu o desenvolvimento do seu próprio Jarvis. Os métodos de interação com o sistema são três. Zuckerberg e sua família podem usar um chatbot do Messenger, um aplicativo para iPhone que entende comandos de voz e a câmera na porta de entrada para interagir com o Jarvis. O servidor que centraliza e processa todos os comandos dos usuários conta com tecnologias de reconhecimento de fala, processamento de linguagem e reconhecimento facial. Por meio do chatbot, é possível dar comandos em texto para acender ou apagar as luzes da casa e também ajustar a temperatura ambiente. Jarvis: sistema controla luzes da casa...

3ª Região Metropolitana do Ceará é formada por 18 cidades: Sobral e mais 17 municípios vizinhos

Cidades do Cariri e do entorno de Fortaleza formam as outras duas regiões metropolitanas do Ceará. Foto: Wellington Macedo/Agência Diário IBGE reconhece a Região Metropolitana de Sobral Sobral e outras 17 cidades foram reconhecidas como a terceira Região Metropolitana no Ceará, além das regiões de Fortaleza e do Cariri. A criação da região foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Sobral, compõem a nova Região Metropolitana as cidades Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. A lei estadual que estabeleceu a Região Metropolitana de Sobral é de 2016 e foi reconhecida pelo IBGE nesta semana, data de divulgação da atualização semestral as regiões pelo órgão. Conforme o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei, de acordo com determ...

As dez pessoas mais inteligentes da história

Lista mostra quem são os donos dos QI’s mais altos da história. Albert Einstein e Leonardo da Vinci estão na relação O engenheiro eletroquímico americano Libb Thims, que estuda a genialidade humana, listou as 40 pessoas mais inteligentes da história. O escritor alemão Johann Goethe lidera o ranking. Nas 20 primeiras posições aparecem nomes como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Galileo Galilei, Nikola Tesla, William Shakespeare, Voltaire e Marie Curie. Para criar o ranking, Thims não usou somente o QI (quociente de inteligência) das personalidades - embora os testes de QI sejam uma medida altamente imprecisa e controversa, o método ainda é tido como uma das principais formas de avaliar as capacidades intelectuais. Ele optou por considerar também a capacidade de realização de cada personalidade, antes de lhe conferir o título de gênio. Para não excluir personalidades que nasceram antes da invenção dos testes de QI, Thims usou como referência a met...