Pular para o conteúdo principal

ISIS e o comprimido que os torna Supersoldados: Verdade ou Mito?

Foto: www.bbc.com

Lutadores do ISIS estão usando uma droga ilegal conhecida como Captagon, segundo informações da imprensa.

Mas o que é a droga e como ele funciona? Live Science estendeu a mão para especialistas em drogas para obter informações sobre o tablet que é espalhado boatos por estar virando homens comuns em "super soldados."

Captagon é na verdade uma combinação de duas drogas, teofilina e anfetamina, disse Nicolas Rasmussen, professor de história e filosofia da ciência na Universidade de New South Wales, na Austrália.

A combinação em si é inativa no corpo, mas quando o corpo divide-as em duas partes componentes, cada parte se torna ativa, disse Rasmussen à Ciência Viva.

A teofilina é semelhante à cafeína, mas também abre vias respiratórias de uma pessoa, e é por vezes utilizada para tratar pessoas com asma. Anfetamina, por outro lado, é o principal ingrediente psicoativo em Captagon, disse ele.

"As anfetaminas aceleram tudo para cima", disse Richard Rawson, o co-diretor da UCLA Integrated Programas abuso de substâncias. Eles produzem sentimentos de prazer e aumentar a atenção, e eles reduzem a necessidade de sono e comida, disse ele.

Mas Captagon - também conhecido pelo seu nome genérico fenethylline - na verdade é relativamente leve do mundo das anfetaminas e drogas, disse Rawson Ciência Viva.

Carl Hart, professor de psicologia e psiquiatria na Universidade de Columbia, concordou.

É uma "anfetamina inferior", disse Hart Ciência Viva. Na verdade, Captagon é mais suave do que Adderall, disse ele.

Como Adderall, Captagon já foi usado para tratar problemas de comportamento.

Foi usado em 1960 e 1970 para o tratamento de pessoas com transtorno de déficit de atenção, disse Rawson. Não parecia ter alguns dos efeitos colaterais de outros estimulantes, disse ele. Mas também não têm muitas vantagens, quer, e acabou por ser eliminado, ele disse.

Apesar fizzling fora dos Estados Unidos, a droga tem sido popular no Oriente Médio há algum tempo.

Abuso de que tem "sido um problema na Arábia Saudita agora para bem mais de uma década", disse Rawson.

Os efeitos físicos

Assim como toda anfetamina, Captagon aumenta a pressão sanguínea de uma pessoa, frequência cardíaca e estado de alerta, disse Hart.

Seus outros efeitos são semelhantes aos de praticamente qualquer tipo de substância da classe das anfetaminas, disse Rawson. As pessoas que ao tomá-la se sente mais fortalecida, mais agressiva e são capazes de trabalhar mais horas, disse ele. [5 Peritos Resposta: Pode Drogas Estimulantes ajudar a trabalhar?]

Em doses baixas, o risco de efeitos secundários nocivos é baixo.

"Temos pessoas em nossa sociedade que têm usado anfetaminas durante décadas, e em doses adequadas que eles estão bem", disse Hart. É semelhante à forma como nós consumimos cafeína, disse ele.

Mas em doses mais elevadas, os efeitos colaterais negativos do consumo de anfetaminas começam a aparecer, disse ele.

As pessoas que tomam altas doses de estimulantes pode não dormir ou comer, o que pode levar a problemas de saúde, disse Hart. Mas estes problemas são os menores da droga em si e outros efeitos são de pular o sono ou comida, acrescentou.

Rawson concordou - as pessoas poderiam tomar uma droga como Captagon em doses baixas por um longo tempo e ser bom, ele disse. Eles não iriam sofrer consequências significativas, disse ele.

Mas em doses elevadas, a droga pode levar a problemas como aumento da pressão arterial, acidente vascular cerebral, psicose e violência, disse ele.
Força sobre-humana?

Um dos efeitos da suposta Captagon é que faz os usuários não sentirem nenhuma dor, mas Rawson descartou esta afirmação.

"Ouvimos dizer que com estimulantes durante anos", disse ele. "Não é um analgésico mágico."

Em vez disso, a incapacidade percebida de sentir dor é um subproduto de um forte efeito estimulante, disse Rawson. "Quando você está sob  hiperestimulação e muito focado, você não tende a reagir à dor como muito intensidade", disse ele.

Quanto Captagon transforma lutadores em supersoldados, na realidade, seus efeitos são "nem perto do que os relatos da mídia têm sido falando", disse Hart. "Confie em mim, se esta droga produziu uma supersoldado, soldados norte-americanos a utilizariam", disse ele. (O Exército dos EUA tem dado outros estimulantes para os soldados desde a Segunda Guerra Mundial, Hart acrescentou.)

Ainda assim, há uma chance de que as pessoas que usam a droga sentem que lhes dá habilidades superiores.

É possível que os combatentes tendo usado Captagon realmente encontrem os efeitos de ser "espetacular", disse Rawson. Mas ele atribuiu isso a uma falta geral de experiência com drogas entre os usuários. Se alguém com mais experiência com drogas, ou mesmo experiência com o álcool, levou Captagon, eles provavelmente diriam que era muito mais fraco do que o que seu efeito seria em alguém com pouca experiência com drogas, disse ele.

No entanto, como para o uso de Captagon por ISIS, também é possível que o que os lutadores estão realmente tomando não é Captagon.


"Até onde eu sei, ninguém está realmente [testado] o material que está sendo vendido ou fabricado", disse Rawson. "Minha suspeita é que ele provavelmente poderia ser meth [anfetamina] que é vendido sob o nome Captagon", acrescentou.T

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco formas de reduzir e controlar a taxa de colesterol

Alimentação saudável é a chave para manter um índice saudável e afastar os riscos de infarto e derrame O colesterol é um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que carrega a fama de vilão pelo fato de, em excesso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. A substância, no entanto, é essencial para algumas funções do organismo, já que ajuda na regeneração dos tecidos e dos ossos e na produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Prova disso é que 70% de todo o colesterol presente no corpo de uma pessoa é produzido por seu próprio organismo. Para circular pela corrente sanguínea, o colesterol precisa se ligar a uma lipoproteína, molécula que contém proteína e gordura. Existem dois tipos dessas moléculas transportadoras: as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e as de alta densidade (HDL) — e são elas que determinam se o colesterol será mais ou menos prejudicial à saúde. Enquanto o LDL deposita o colesterol nas paredes das artérias

Mulheres com bumbum grande são mais saudáveis e inteligentes, segundo pesquisa

Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Oxford, ter as nádegas de um tamanho considerável previne o desenvolvimento de diabetes. Por sua vez, determinaram que as mulheres que possuem um bumbum grande e cintura fina são mais inteligentes que o restante. O corpo feminino acumula gordura em muitas partes, como os seios, o abdómen ou as pernas, mas muitas mulheres guardam grandes reservas nos glúteos, algo que tem mais vantagens do que poderiam imaginar. Os cientistas analisaram e compararam a gordura do abdómen feminino com as das pernas, cadeiras e nádegas, encontrando que a gordura proveniente da parte baixa do corpo das mulheres previne o desenvolvimento de diabetes, graças à quantidade e tipo de hormonas que contém. Estas gorduras produzem hormonas que ajudam a metabolizar açúcares e outros lípidos de forma mais fácil, ao contrário da gordura abdominal que segrega hormonas com o efeito contrário. De qualquer forma, não se trata de que as m

Software permite que usuário tenha visão de libélula

Foto: olhardigital.uol.com.br Pesquisadores da Inglaterra encontraram mais uma aplicação para a realidade virtual, apontada por diversas pessoas do mercado de tecnologia como uma das tendências dos próximos anos. O projeto muda a perspectiva do usuário, permitindo que ele tenha uma visão semelhante a de sapos e libélulas. As imagens foram captadas usando técnicas de varredura a laser, tomografia computadorizada, fotogrametria e as imagens de um drone. Para unir todos os dados, os pesquisadores usaram um software capaz de reproduzir detalhes como a cor e velocidade da visão dos insetos e animais. Eles explicam que o resultado não é perfeito, mas se aproxima bastante da ideia original. Entre as limitações estão o fato de as libélulas poderem enxergar mais cores do que os seres humanos, por exemplo. Mesmo que fosse possível reproduzí-las, as pessoas não detectariam as diferenças. Veja o vídeo: https://vimeo.com/140057053 Fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/notic