Pular para o conteúdo principal

Teste identifica câncer com apenas uma gota de sangue e 96% de precisão


Agora, um novo método de identificação da doença pode envolver apenas uma simples picada de agulha no dedo. Pesquisadores da Universidade de Umeå, na Suécia, desenvolveram um novo teste de RNA de plaquetas, capaz de detectar, classificar e identificar a localização do câncer no organismo através da análise de uma amostra de uma única gota de sangue.

“Detectar o câncer em uma fase precoce é vital. Temos estudado como um novo método à base de biópsia por análise do sangue pode ser utilizado para detectar o câncer, tornando desnecessário, no futuro, um método invasivo para colher amostra de tecido celular no diagnóstico de câncer do pulmão, por exemplo”, disse Jonas Nilsson, pesquisador de câncer da Universidade de Umeå e coautor do estudo.

Embora a técnica ainda não seja 100% perfeita, ela representa uma promessa para a medicina. Os pesquisadores utilizaram um método de teste RNA baseado em amostra sanguínea, que permitiu-lhes identificar o câncer com 96 por cento de precisão. Este é um feito impressionante para uma biópsia líquida não invasiva.

Para testar seu sistema, os investigadores tomaram amostras de sangue de 283 indivíduos. Entre este grupo, 228 pessoas tiveram algum tipo de câncer, enquanto o restante (55 pessoas) não mostrou nenhuma evidência da doença.

Ao analisar e comparar perfis de RNA nas amostras de sangue, os pesquisadores foram capazes de identificar o câncer entre os pacientes com níveis variados de sucesso. Em 39 pacientes onde o câncer foi detectado de forma antecipada, eles foram capazes de identificar e classificar o câncer com precisão de 100 por cento. No teste seguinte, o sistema não foi igualmente eficaz, mas mesmo assim produziu bons resultados. Os cientistas identificaram a origem de tumores com uma precisão insuperável de 71% em pacientes com câncer diagnosticado no pulmão, mama, pâncreas, cérebro, fígado, cólon e reto.

Os autores do estudo não estão sugerindo que este tipo de método de "biópsia líquida" deve substituir outros sistemas de detecção de câncer, mas se a técnica for refinada, ela poderia ser um grande avanço para médicos e pacientes, especialmente para permitir meios mais simples de identificar a doença em seu início. “No estudo, foram identificadas quase todas as formas de câncer, provando que as biópsias à base de sangue têm um imenso potencial para melhorar a detecção precoce do câncer”, concluiu Nilsson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zuckerberg cumpre promessa de ano-novo e cria seu próprio Jarvis

Jarvis: sistema inteligente controla casa de Zuckerberg (Marvel) Mark Zuckerberg se propôs a criar um sistema doméstico de inteligência artificial no início de 2016. Sua fonte de inspiração era o Jarvis, o robô-mordomo onipresente dos filmes da trilogia Homem de Ferro. Agora, a pouco menos de duas semanas para o fim do ano, o CEO do Facebook concluiu o desenvolvimento do seu próprio Jarvis. Os métodos de interação com o sistema são três. Zuckerberg e sua família podem usar um chatbot do Messenger, um aplicativo para iPhone que entende comandos de voz e a câmera na porta de entrada para interagir com o Jarvis. O servidor que centraliza e processa todos os comandos dos usuários conta com tecnologias de reconhecimento de fala, processamento de linguagem e reconhecimento facial. Por meio do chatbot, é possível dar comandos em texto para acender ou apagar as luzes da casa e também ajustar a temperatura ambiente. Jarvis: sistema controla luzes da casa...

Cinco formas de reduzir e controlar a taxa de colesterol

Alimentação saudável é a chave para manter um índice saudável e afastar os riscos de infarto e derrame O colesterol é um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que carrega a fama de vilão pelo fato de, em excesso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. A substância, no entanto, é essencial para algumas funções do organismo, já que ajuda na regeneração dos tecidos e dos ossos e na produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Prova disso é que 70% de todo o colesterol presente no corpo de uma pessoa é produzido por seu próprio organismo. Para circular pela corrente sanguínea, o colesterol precisa se ligar a uma lipoproteína, molécula que contém proteína e gordura. Existem dois tipos dessas moléculas transportadoras: as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e as de alta densidade (HDL) — e são elas que determinam se o colesterol será mais ou menos prejudicial à saúde. Enquanto o LDL deposita o colesterol nas paredes das artérias...

Mosquito da Dengue evoluiu rápido e já pica à noite

No que se refere à capacidade de adaptação ao ambiente hostil das grandes cidades, talvez nenhuma espécie de mosquito tenha conseguido tanto sucesso quanto o Aedes aegypti – aquele com o corpo coberto de listras brancas que, para azar dos humanos, é capaz de transmitir doenças como dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika. Além de resistência a alguns inseticidas, a espécie vem adquirindo a habilidade de se reproduzir em volumes cada vez menores de água – que nem precisa estar tão limpa quanto no passado. Os insetos, que antes só picavam durante o dia, passaram a atacar também à noite, bastando apenas alguma luz artificial a revelar o caminho até a vítima. Veja também:  Cientistas brasileiros descobriram que o vírus da dengue tipo 2 é o mais perigoso dentre os 4 existentes No Ceará em 2016 existe a probabilidadede ocorrer um surto de dengue  pelo tipo 3 Vacina contra dengue é aprovada pela comissão de biossegurança Alerta dengue: vírus tipo 3 volta aci...