Pular para o conteúdo principal

Anvisa libera a venda de Teste Rápido de HIV em farmácias

Brasileiros poderão comprar teste de HIV na farmácia e fazer exame em casa

Com 143 mil pessoas que desconhecem ser portadores do vírus no País, Ministério da Saúde solicitou à Anvisa que regulamente a venda dos testes no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu os parâmetros de segurança que permitem o registro no Brasil de auto-testes para a detecção do vírus HIV. A regulamentação é o primeiro passo para que empresas possam vender os exames no País. 

A norma da Anvisa atendeu a pedido do Ministério da Saúde, que solicitou o apoio para regulamentar a comercialização. Abrem-se, assim, as portas para que o diagnóstico seja feito em total sigilo, em casa.

O exame consegue detectar a presença do vírus a partir de amostra de fluido da gengiva ou da bochecha. O resultado sai em 30 minutos. Como em testes de gravidez, um risco vermelho indicará negativo; e dois riscos sinalizarão o resultado positivo. 

O objetivo da iniciativa é que mais pessoas fiquem sabendo se são portadoras do HIV e iniciem o tratamento. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que cerca de 143 mil brasileiros desconhecem ser portadores do vírus. 

Como o diagnóstico leva ao uso da medicação que faz com que o HIV fique indetectável no sangue, a estratégia também ajudará na redução da transmissão. 

Teste detecta HIV a partir de fluido da gengiva; resultado sai em 30 minutos. Foto: Divulgação

 Quais normas os testes deverão seguir?

1) Os produtos deverão conter informações claras que indiquem seu uso seguro e eficaz, incluindo orientações ilustrativas de como fazer o teste e obter ajuda. 

2) A norma também responsabiliza os produtores no esclarecimento quanto à janela imunológica humana, o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue. 

4) Empresas deverão disponibilizar um telefone de suporte ao usuário 24 horas, durante os sete dias da semana. Uma embalagem contendo indicação do serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde (136) também deverá vir junto com o produto. 

5) Segundo a Anvisa, o resultado obtido no teste, seja positivo ou negativo, deverá ser confirmado por um serviço de saúde especializado e em testes laboratoriais.

6) A agência determinou também que o teste rápido não poderá ser utilizado na seleção de doadores em serviços de coleta de sangue.

 Auto-testes já foram feitos em serviços de saúde no Brasil

Em janeiro desse ano, o Ministério da Saúde já tinha adotado programas especiais do auto-teste em campanhas com ONGs e serviços de saúde pública. O kit foi produzido pela Fiocruz.

Como nos testes a serem comercializados, o exame também é feito a partir de fluido extraído da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma haste descartável.

É preciso que a pessoa evite ingerir alimento ou bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes e use antisséptico bucal nos 30 minutos anteriores. Também é necessário retirar o batom e evitar atividade oral que deixe resíduo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zuckerberg cumpre promessa de ano-novo e cria seu próprio Jarvis

Jarvis: sistema inteligente controla casa de Zuckerberg (Marvel) Mark Zuckerberg se propôs a criar um sistema doméstico de inteligência artificial no início de 2016. Sua fonte de inspiração era o Jarvis, o robô-mordomo onipresente dos filmes da trilogia Homem de Ferro. Agora, a pouco menos de duas semanas para o fim do ano, o CEO do Facebook concluiu o desenvolvimento do seu próprio Jarvis. Os métodos de interação com o sistema são três. Zuckerberg e sua família podem usar um chatbot do Messenger, um aplicativo para iPhone que entende comandos de voz e a câmera na porta de entrada para interagir com o Jarvis. O servidor que centraliza e processa todos os comandos dos usuários conta com tecnologias de reconhecimento de fala, processamento de linguagem e reconhecimento facial. Por meio do chatbot, é possível dar comandos em texto para acender ou apagar as luzes da casa e também ajustar a temperatura ambiente. Jarvis: sistema controla luzes da casa...

3ª Região Metropolitana do Ceará é formada por 18 cidades: Sobral e mais 17 municípios vizinhos

Cidades do Cariri e do entorno de Fortaleza formam as outras duas regiões metropolitanas do Ceará. Foto: Wellington Macedo/Agência Diário IBGE reconhece a Região Metropolitana de Sobral Sobral e outras 17 cidades foram reconhecidas como a terceira Região Metropolitana no Ceará, além das regiões de Fortaleza e do Cariri. A criação da região foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Sobral, compõem a nova Região Metropolitana as cidades Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. A lei estadual que estabeleceu a Região Metropolitana de Sobral é de 2016 e foi reconhecida pelo IBGE nesta semana, data de divulgação da atualização semestral as regiões pelo órgão. Conforme o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei, de acordo com determ...

As dez pessoas mais inteligentes da história

Lista mostra quem são os donos dos QI’s mais altos da história. Albert Einstein e Leonardo da Vinci estão na relação O engenheiro eletroquímico americano Libb Thims, que estuda a genialidade humana, listou as 40 pessoas mais inteligentes da história. O escritor alemão Johann Goethe lidera o ranking. Nas 20 primeiras posições aparecem nomes como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Galileo Galilei, Nikola Tesla, William Shakespeare, Voltaire e Marie Curie. Para criar o ranking, Thims não usou somente o QI (quociente de inteligência) das personalidades - embora os testes de QI sejam uma medida altamente imprecisa e controversa, o método ainda é tido como uma das principais formas de avaliar as capacidades intelectuais. Ele optou por considerar também a capacidade de realização de cada personalidade, antes de lhe conferir o título de gênio. Para não excluir personalidades que nasceram antes da invenção dos testes de QI, Thims usou como referência a met...