Pular para o conteúdo principal

Como no Harry Potter: Cientistas americanos criam 'capa de invisibilidade'

Pesquisadores conseguiram fazer objetos desaparecerem com um dispositivo que usou quatro lentes e custou 1.000 dólares

Linhas do fundo não são distorcidas pela lente - j. Adam fenster/university of rochester/veja
 Cientistas da universidade de rochester, nos estados unidos, criaram um dispositivo com efeito semelhante ao da “capa da invisibilidade”, que aparece nos filmes da série harry potter. Usando um conjunto de lentes relativamente barato, eles conseguiram fazer um objeto desaparecer da visão de quem olha através das lentes, enquanto tudo ao seu redor continua intacto.
“Até onde sabemos, este é o primeiro dispositivo que permite uma ocultação tridimensional e multidirecional”, afirma joseph choi, estudante da universidade, que realizou o estudo em parceria com o professor john howell, do departamento de física. Isso significa que, de qualquer ângulo que se olha pela lente, o efeito se mantém.
Linhas do fundo não são distorcidas pela lente - j. Adam fenster/university of rochester/veja
Os pesquisadores fizeram testes com uma régua, uma mão e um rosto, e tudo desaparecia por trás da lente, enquanto o que havia atrás continuava visível, sem distorções. Para os pesquisadores, essa técnica pode ter várias aplicações, "como evitar pontos cegos em veículos grandes, além de ser usado em cirurgias, na área militar, no design de interiores e na arte”, afirma choi.
Posicionamento das quatro lentes que formam o dispositivo - j. Adam fenster/university of rochester/veja
Barato — o protótipo custou 1.000 dólares, mas os cientistas acreditam que é possível reduzir o custo. O dispositivo é constituído de quatro lentes comuns, de diferentes formas e espessuras, posicionadas com um espaçamento específico, de forma a desviar a luz do objeto que fica atrás delas. Para se certificar de que não havia distorção, os pesquisadores testaram o dispositivo diante de um fundo com um padrão de linhas verticais e horizontais, e as linhas se mantiveram contínuas.
 No ano passado, howell construiu outro dispositivo como esse, com ajuda de seu filho, na época de apenas 4 anos de idade. Custando apenas 150 dólares, o dispositivo era eficaz, mas funcionava apenas quando o observador olhava diretamente de frente para ele, enquanto o novo dispositivo esconde objetos vistos por qualquer ângulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zuckerberg cumpre promessa de ano-novo e cria seu próprio Jarvis

Jarvis: sistema inteligente controla casa de Zuckerberg (Marvel) Mark Zuckerberg se propôs a criar um sistema doméstico de inteligência artificial no início de 2016. Sua fonte de inspiração era o Jarvis, o robô-mordomo onipresente dos filmes da trilogia Homem de Ferro. Agora, a pouco menos de duas semanas para o fim do ano, o CEO do Facebook concluiu o desenvolvimento do seu próprio Jarvis. Os métodos de interação com o sistema são três. Zuckerberg e sua família podem usar um chatbot do Messenger, um aplicativo para iPhone que entende comandos de voz e a câmera na porta de entrada para interagir com o Jarvis. O servidor que centraliza e processa todos os comandos dos usuários conta com tecnologias de reconhecimento de fala, processamento de linguagem e reconhecimento facial. Por meio do chatbot, é possível dar comandos em texto para acender ou apagar as luzes da casa e também ajustar a temperatura ambiente. Jarvis: sistema controla luzes da casa...

3ª Região Metropolitana do Ceará é formada por 18 cidades: Sobral e mais 17 municípios vizinhos

Cidades do Cariri e do entorno de Fortaleza formam as outras duas regiões metropolitanas do Ceará. Foto: Wellington Macedo/Agência Diário IBGE reconhece a Região Metropolitana de Sobral Sobral e outras 17 cidades foram reconhecidas como a terceira Região Metropolitana no Ceará, além das regiões de Fortaleza e do Cariri. A criação da região foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Sobral, compõem a nova Região Metropolitana as cidades Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. A lei estadual que estabeleceu a Região Metropolitana de Sobral é de 2016 e foi reconhecida pelo IBGE nesta semana, data de divulgação da atualização semestral as regiões pelo órgão. Conforme o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei, de acordo com determ...

Cinco formas de reduzir e controlar a taxa de colesterol

Alimentação saudável é a chave para manter um índice saudável e afastar os riscos de infarto e derrame O colesterol é um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que carrega a fama de vilão pelo fato de, em excesso, aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. A substância, no entanto, é essencial para algumas funções do organismo, já que ajuda na regeneração dos tecidos e dos ossos e na produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Prova disso é que 70% de todo o colesterol presente no corpo de uma pessoa é produzido por seu próprio organismo. Para circular pela corrente sanguínea, o colesterol precisa se ligar a uma lipoproteína, molécula que contém proteína e gordura. Existem dois tipos dessas moléculas transportadoras: as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e as de alta densidade (HDL) — e são elas que determinam se o colesterol será mais ou menos prejudicial à saúde. Enquanto o LDL deposita o colesterol nas paredes das artérias...